EFEITOS DO ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000400010
Resumo
O presente estudo investigou os efeitos do estabelecimento de metas de curto e de longo prazo na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em três etapas: pré-teste (10 tentativas); aquisição (60 tentativas), com manipulação da temporalidade da meta; e pós-teste (10 tentativas). Os 33 universitários destros foram divididos em três grupos: meta específica de curto prazo (GEC), meta específica de longo prazo (GEL) e o não meta (GNM). Na análise da precisão e da consistência, a ANOVA two way identificou diferença entre pré-teste e pós-teste e entre os blocos da aquisição. Apesar de todos os grupos terem aprendido a tarefa, não houve diferença entre eles. Sugere-se a realização de novos estudos sobre o tema.
Palavras-chave
Aprendizagem motora; estabelecimento de metas; temporalidade da meta; arremesso de dardo de salão.
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