INDICATIVO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO DE ESCOLARES COM IDADE ENTRE 7 E 10 ANOS

Juliana da Silva, Thaís Silva Beltrame

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892013000100002

Resumo


O objetivo do presente estudo foi caracterizar os participantes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 10 anos, quanto à presença do indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC. Participaram do estudo 406 crianças de uma escola municipal de São José/SC, com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 meninas e 175 meninos. As avaliações motoras e o indicativo de TDC foram realizados tendo como referência o Movement Asses- sment Battery for Children - primeira edição (MABC-1; HENDERSON; SUGDEN, 1992). A prevalência do indicativo de TDC foi de 11,1%, valor este considerado elevado quando comparado aos divulgados em pesquisas internacionais, porém semelhante aos percentuais encontrados em estudos realizados no Brasil.

Palavras-chave


Avaliação motora; desempenho motor; transtorno do desenvolvimento da coordenação; escolares.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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