EFEITO DA APRENDIZAGEM NO DESEMPENHO DE REPETIDOS TESTES DE WINGATE

Timothy Gustavo Cavazzotto, Alisson Gustavo Braz, Sandra Aires Ferreira, Marcos Roberto Queiroga

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar a existência do efeito aprendizagem nos resultados de repetidos testes de Wingate. Doze ciclistas foram submetidos a dois testes de Wingate (TW1 e TW2) com intervalo de uma semana. A resistência adicionada foi equivalente a 10% da massa corporal e as rotinas foram planejadas para reproduzir as mesmas condições em ambos os testes. Os resultados revelaram grande amplitude nos limites de concordância dos testes 1 e 2 em todas as variáveis, bem como diferenças significantes para Potência Média (PM), em valores absolutos (TW1: 579,7 ± 91,0 W vs TW2: 616,9 ± 102,2 W) e valores relativos (TW1: 8,3 ± 0,8 W/kg vs TW2: 8,8 ± 0,9 W/kg). A evidência demonstra a existência do efeito aprendizagem causando influência nos resultados da potência anaeróbica.

Palavras-chave


Consistência; potência anaeróbica; teste de desempenho; ciclistas.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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