O LIVRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DA GINÁSTICA NO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO PARANAENSE (FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)

Diogo Rodrigues Puchta, Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Resumo


No presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber, Ginástica doméstica, médica e higiênica, para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à Educação Física e à Ginástica pensadas nos anos iniciais do séc. XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no inicio de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da Educação Física regular nas escolas é apenas um exemplo.

Palavras-chave


história do ensino da educação física/ginástica; história das disciplinas escolares; história do livro didático.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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