SENTIDOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS FORA DA ESCOLA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000400008
Resumo
No presente trabalho são analisados balanços de saberes e questionários de 585 alunos da quarta série de 15 escolas da rede pública de Florianópolis-SC, objetivando compreender os sentidos atribuídos às práticas corporais aprendidas fora da escola. Nossos resultados revelam que: a) elementos socioculturais marcam o sentido das práticas corporais aprendidas fora da escola; b) as práticas corporais preferidas pelos alunos, extramuros escolares, são de caráter institucional, especialmente esportes coletivos e individuais; c) apesar das dificuldades dos escolares para refletir por escrito sobre as práticas corporais, foram identificadas categorias relacionadas ao sentido dessas práticas, entre as quais predominam o sentido do prazer.
Palavras-chave
Balanço do saber; práticas corporais; ensino fundamental; desigualdades sociais.
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