AUTOEFICÁCIA DOCENTE, SATISFAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR NA DOCÊNCIA POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Roberto Tadeu Iaochite, Roberta Gurgel Azzi, Soely Aparecida Jorge Polydoro, Pedro José Winterstein

Resumo


Este estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de professores de educação física e sua relação com nível de satisfação pessoal e de disposição em continuar na atividade de ensino. Participaram 220 professores de escolas públicas e privadas da região de Campinas e do Vale do Paraíba, SP. Foi utilizado uma escala de autoeficácia docente e um questionário de caracterização. A AED foi elevada, sendo que a Eficácia do manejo da classe mostrou-se significativamente inferior quando os professores apresentavam níveis baixos ou médios de satisfação ou de disposição. Nota-se que, apesar da tendência positiva na percepção do professor, a promoção da AED se mostra relevante, especialmente quando é discutido seu papel na prevenção ou intervenção frente à saúde do professor.


Palavras-chave


Autoeficácia; professor; educação física; ensino.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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