ABORDANDO O JUDÔ NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Renato Daniel Trusz, Rodrigo Augusto Trusz

Resumo


Este relato apresenta os resultados da prática vivenciada com crianças da Educação Infantil de um Núcleo da rede pública de Balneário Camboriú-SC na atividade judô. Realizada em junho de 2019, esta atividade teve por objetivo oportunizar a vivência em um esporte de combate. O judô foi escolhido por sua representatividade na cultura corporal, pelas características e pela estrutura disponível na escola. Participaram cinco grupos de crianças, de 4 a 6 anos de idade, totalizando 70 crianças participantes. Ressaltamos a compreensão das crianças para os objetivos do combate e a atuação delas na arbitragem, experimentando diferentes papéis na modalidade. Concluímos que esta foi uma prática exitosa na disciplina de Educação Física, contribuindo para a formação e consciência corporal das crianças.

Palavras-chave: judô; Educação Física; Educação Infantil.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.